Uncategorized

Redução da maioridade Penal : Punir o Estado que não promove cidadania seria o correto.

Opnião do Blog

 

547484_593154224029847_899829443_n

Muito se tem falado sobre a redução da maioridade penal devido a ocorrência de crimes praticados por menores e pouco se tem discutido a respeito da raiz do problema ou de como nós poderiamos resolver a questão de maneira prática.Segundo pesquisa realizada 0.2 % dos adolescentes (entre 12 e 18 anos)  estão cumprindo alguma medida sócio educativa  por terem cometido crimes,ou seja não há problema específicio relacionado á maioridade penal em si.A questão da violência no Brasil segundo estudos  mostra que o crime no Brasil está profundamente ligado á questões como : Desigualdade Social diferente de pobreza!), exclusão social, impunidade (as leis existentes não são cumpridas, independentemente de serem “leves” ou “pesadas”), falhas na educação familiar e/ou escolar principalmente no que diz respeito à chamada educação em valores ou comportamento ético, e, finalmente, certos processos culturais exacerbados em nossa sociedade como individualismo, consumismo e cultura do prazer.

A questão para além dessa discussão de dados que está presente em um relatório  que tem como Fonte: Subsecretaria de Promoção dos Direitos da Criança e do Adolescente (SEDH) presente  Aqui é que nesse debate acerca da redução da maioridade penal o Estado em si merece punibilidade nessa questão por não prover o minímo de cidadania e políticas públicas que impeçam a juventude se aproximar do crime,direitos básicos como educação pública de qualidade ainda não são realidade,a cultura de impunidade ainda é muito forte na sociedade principalmente em questões como casos de corrupção política e empresarial ,existem casos que também entram na questão de cada pessoa em cometer o crime,porém o Estado tem que estar presente e forte em trazer cidadania,inclusão e educação para a juventude,dando oportunidades de ter um emprego decente,de ofertar uma educação pública e cultural de qualidade,esporte e lazer ,questões como essas que afastam vários jovens da criminalidade deveriam ser discutidos na sociedade em debates amplos em que esse tema da redução da maioridade penal figure  como centro de discussões para ampliação dos direitos da juventude e de cidadania e que essas questões não sejam somente resolvidos pela via penal sem antes ser reconhecido que a questão social é a raiz do problema.

 

 

 

Anúncios
Padrão

8 comentários sobre “Redução da maioridade Penal : Punir o Estado que não promove cidadania seria o correto.

  1. BASTA!!
    Enquanto a impunidade estiver correndo solta, essa baboseira de direitos humanos para bandidos, enquanto não tiver penas mais severas , o” Delinquente juvenil “continuará fazendo barbaridades e rindo de nossa cara como fez este último “MONSTRO” que colocou fogo na dentista!! Educação , Pobreza, etc nunca foram fatores para pessoas se tornarem desumanas!!

    • Realmente , pode parecer que nunca foi mas se você analisar a maior parte das pessoas que ocupam os presidios são NEGROS,POBRES, pessoas que foram sugadas pelo crime,por não terem oportunidade nem do minimo da educação nem do minimo de cidadania que nossa classe média alta tem .

  2. Clemilda Santana Evangelista disse:

    É interessante como a maioria das pessoas que defendem a diminuição da maioridade penal, penas mais duras e outras bobagens do gênero não fazem a menor ideia do que sejam os presídios no Brasil. Muitos só conhecem a miséria da janela do carro ou das novelas. De vez enquanto são sacudidas em sua zona de conforto por algum crime “bárbaro” e gritam logo por soluções simplistas e inócuas. Na verdade, o que querem é que levem o problema para longe de seus olhos.

  3. Tiare disse:

    De verdade, se o adolescente pode votar, pode matar, pode estuprar, por quê não pode ser punido por seus atos? Com certeza, muito tem que ser mudado desde a base. Mas tratar assassino de 16 e 17 anos como criança é muito irracional. E essa conversa de que a maioria é negro e pessoas sem oportunidade, tem que mudar. Milhões e milhões de brasileiros negros e pobres escolhem não ser bandido. E essa outra conversa de falta de oportunidade justificará a impunidade? Muitos brasileiros e os adolescentes beneficiam-se de sua menoridade para praticar crimes terríveis e destruir milhares de famílias. A redução da menoridade inibirá a ação de adolescentes de 16 e 17 BANDIDOS, ASSASSINOS!

    • Clemilda Santana Evangelista disse:

      Sonha, Alice…Se cadeia fosse freio para a criminalidade, não teríamos uma população carcerária tão grande. E a maioria dessa população, é sim, formada por pobre, negro e mestiço. Ah, e jovem.

  4. Rodrigo disse:

    Acho que não estamos discutindo o que realmente deve ser discutido. Nosso sistema prisional se baseia em surrar, prender e deixar o bandido tomar mais ódio da sociedade, sem contar que nesse período de retenção ele só aprende a roubar melhor com os mais experientes. Não há um sistema socioeducativo nas nossas prisões, aí em vez de devolver um sujeito produtivo à sociedade, só devolvemos um bandido ainda mais perigoso. O mesmo serve pras fundações casa, que nada mais fazem do que surrar os detentos e deixar eles se matarem lá dentro. E não vai muito nessa Vânia, ta ficando cada vez mais comum os verdadeiros autores mandarem um menor assumir a culpa, pois já sabem que ele vai ficar um tempinho retido e logo liberam.

  5. Tiare disse:

    De acordo com seu raciocínio, ninguém deve ser preso pois a prisão torna o bandido pior.
    O sistema prisional é algo que tb precisa ser mudado. Mas bandido tem que ser punido! A liberdade deles é mais ameaçadora ainda! Agora “a surra deixa o bandido ter mais ódio”, não vou nem comentar quem tem ódio de “vagabundos sem remorso algum” que matam gente de bem que não reage ao assalto, etc…. Eles tem mais privilégios do que nós! Criança é criança, adolescente bandido é bandido!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s