Uncategorized

Unasul construirá internet sem depedência dos EUA.

unasul

Baseado noa noticia do  site Agencia Popular  de Comunicación Suramericana leia aqui em espanhol

A Unasul aprovou importante projeto estratégico que começa a desatar os laços de dependência dos EUA : a criação de cabos de fibra optica que fará as comunicações internas da Região não passem mais por solo estadunidense.

anillo-informatico

A decisão da primeira reunião dos 12 ministros de Comunicações e Tecnologias da Informação  reunidos em Brasilia na terça dia 29 de janeiro, desde o ponto de vista geopolítico ao de infraestrutura  aprovados pelo Cosiplan (Conselho Sul Americano de Infra Estrutura e Planejamento) no dia seguinte na mesma cidade.

Até agora os comunicadores na internet e usuários sofrem de extrema dependência. Um e mail enviado de cidades limitrofes do Peru e Brasil,sai por um cabo submarino chega nos EUA por Miami vai até a Califórnia para depois descer até Lima capital do Peru e ir até cidades do interior do país, com isso é impossível ter soberania e integração.

O anel de fibra optica composto por vários cabos  terá extensão de 10 mil kilometros e será administrado por empresas estatais para que as conexões e comunicações sejam mais seguras e baratas.Para o ministro das comunicações no Brasil  que concebeu o projeto o anel irá dminuir a vulnerabilidade que temos em caso de atentados e no trânsito de documentos secretos,oficiais e militares.Até hoje 80 % dos dados de internet passam pelos EUA o dobro da ásia e quatro vezes o da Europa.

O Ministro das Comunicações Brasileiro Paulo Bernardo diz que o anel estará pronto em dois anos , o custo total do projeto para o Brasil é de R$ 100 milhões.

O Cosiplan decidiu  impulsionar 31  projetos de infraestrutura de 2012-2022 com o custo total de 14 Bilhões de Doláres.Projetos para integração regional entre eles  o corredor ferroviário do porto de Paranaguá(Brasil) até Antofasgata (Chile) custando um total de 3 bilhões de Doláres.A criação de 26 ações  para integração na matéria de Defesa e a Criação de uma Agência Espacial Regional.

A Unasul dessa maneira mostra força e soberania ,trazendo independência para a Região e Integração dos países na busca da construção de uma América Latina Forte e socialmente justa.

 

 

Anúncios
Padrão

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s