Uncategorized

Latuff solta o verbo sobre o Mensalão.

Um dos mais ácidos cartunistas de esquerda do mundo, Carlos Latuff solta o verbo sobre o mensalão contrariando as expectativas golpistas da grande imprensa

latuff

 

 

” Um estrangeiro que visse Genoino e Dirceu adentrando as dependências da polícia federal pode até imaginar de que se tratam de presos políticos, de punhos erguidos num gesto desafiador. Mesmo levando em consideração que ambos pegaram em armas contra a ditadura militar, atitude que merece meu respeito, não foi a guerrilha que os leva agora para a prisão. Foi um esquema de compra de votos conhecido popularmente como “mensalão”. O maior da história do Brasil? Nem de longe!

O PT nunca foi um partido revolucionário, nunca quis de fato derrubar o sistema capitalista, mas antes de ser governo, não fazia parte do jogo sujo da governabilidade, e portanto, tinha ficha limpa para criticar a corrupção. No momento em que decidiu chegar ao governo (e não ao poder), aceitou as regras, se misturou aos porcos, e agora come os farelos. É lamentável ver um partido que, no passado, esteve presente nas lutas do movimento social, e que agora é jogado na vala comum dos partidecos que sustentam a oligarquia brasileira. Mas, a cupula do PT fez essa opção, que enfrente as consequências de ter jogado sua história na lixeira.

Concluída a longa novela do mensalão do PT, resta saber agora se os outros tantos esquemas de corrupção que já passaram pela república terão a mesma atenção do judiciário e da imprensa. O “mensalão do DEM”, o “mensalão mineiro”, a “pasta rosa”, o “tremsalão”, só pra citar alguns. Ora, a conclusão que se chega é que a corrupção não é uma questão partidária mas sistêmica. Daí um partido que se entenda realmente como de esquerda, não deve aceitar ser gestor de uma máquina corrupta e sim lutar para destruí-la e construir um sistema político e econômico sobre novas bases.”

Anúncios
Padrão

21 comentários sobre “Latuff solta o verbo sobre o Mensalão.

  1. fábio disse:

    Muito bonito o discurso do Latuff; no entanto, desconhece que Mensalão é um termo inventado para capturar o caixa 2 do PT, para diferenciá-lo dos caixa 2 dos demais partidos e assim concentrar a condenação no PT. Tudo bem que caixa 2 é algo que deve ser abolido, mas isso só se fará no âmbito de uma reforma política que Lula tentou implementar e agora Dilma, mas que não teve a devida repercussão na sociedade. E se não tivesse o PT praticado esse caixa 2. Provavelmente estaríamos hoje mergulhados na crise que se instalou entre os irmãos do norte, posto que o país estaria atrelado à economia norte americana como pretendia FHC e Serra. Provavelmente milhões não teriam saído da miséria, nem contaríamos com a situação de pleno emprego que vivemos nos dias de hoje. Sou contra a corrupção, nas não confundo as coisas, quando sei que se montou um sistema que impediria o PT ou qualquer outro partido bem intencionado chegasse ao governo, obrigando a jogar o jogo. Lamentar também que o grande chargista desconheça os procedimentos irregulares do STF, principalmente seu presidente, na condução do julgamento da AP 470.

  2. Em geral, acho que Latuff tem razão, em relação ao PT, mas não especificamente em relação a Dirceu e Genoíno, pois eu não conheço ninguém no Brasil com maiores convicções socialistas do que esses dois personagens. E creio que foi por isso mesmo que foram perseguidos e condenados.

    As estratégias sempre foram pontos de discórdia no seio da esquerda brasileira.

    Admiro sinceramente o idealismo revolucionário de Latuff, mas não desprezo a imensa obra arquitetada por Dirceu e Genoíno.

    Pense bem. Quando imaginaríamos chegar a uma situação de confronto tão direto e real, engajando milhões de brasileiros e ameaçando seriamente a super-estrutura e a hegemonia de barões da mídia e da plutocracia brasileira?

    Tiro o meu chapéu para a genialidade dessa dupla, com todos os seus defeitos, porque, afinal, não os vejo como super-heróis, mas como guerreiros que tiveram a paciência e a perspicácia de jogar o jogo pesado e sujo que o sistema impõe; entrar nesse sistema podre, reerguer e reorientar o povo em busca de suas reais prioridades e confrontar, por fim, com as necessárias forças, a hegemonia que domina o Brasil há mais de quinhentos anos.

    A obra não se completa, posto que o avanço é um processo interminável, mas devemos muito aos guerreiros Genoíno e Zé Dirceu. Eles abriram o caminho, deram força ao povo e criaram as condições para avanços significativos. Ninguém pode negar-lhes o devido reconhecimento.

  3. Fico deverasmente bestificado , quando leio as besteiras que um estrangeiro escreve , e vejo com tristeza a repercussão que uns ignorantes e desavisados dão a comentário de pessoas desconhecedora e alheias a nossa história. sou um contemporâneo da história recente do Brasil e não aceito que uma beta qualquer venha opinar a respeito do que desconhece, e grosseiramente emitindo conceitos de de valores. O mensalão é o maior atentado a democracia desde o AI5. PORQUE AGORA FIO LEGITIMADA A DITADURA JURISDICIONAL, ONDE SE ATROPELA LEIS E DIREITOS BÁSICOS COMO O DA AMPLA DEFESA, E SE CONDENA CIDADÃOS SEM PROVAS, SÓ PARA DAR SATISFAÇÃO MIDIÁTICA A GRANDES CONGLOMERADOS DE COMUNICAÇÕES. O SUPREMO NÃO DEU UM PONTO FORA DA CURVA, O SUPREMO ENVERGONHA E DEIXA O POVO BRASILEIRO APREENSIVO EM NÃO SER RESPEITADO OS SEUS DIREITOS BASICOS REGIDOS PELA CONSTITUIÇÃO E PELO CÓDIGO PENAL.

  4. Pingback: Latuff solta o verbo sobre o Mensalão. | Blog do Pedlowski

  5. Ana disse:

    Por que quem matou Ulisses Guimarães está solto? Não tiveram provas suficientes? Ou não quiseram tê-las? Por que para uns exitem provas e para outros não?

  6. reinaldo assis pantaleao disse:

    nenhuma novidade. a corrupção faz parte do sistema. pra derrotá-lo só na ação armada. o resto é firula.

  7. Angelo G . Frizzo disse:

    Concordo que fazer empréstimos, mesmo em banco particular, para ajudar aliados a pagarem despesas de campanha, é errado.
    Mas daí ouvir idiotas falando que é o maior escândalo, é me chamarem de burro (e a maioria dos Brasileiros).
    Misturar esse fato com as roubalheiras (agora semanalmente) comprovadas que aconteceram e acontecem no Brasil nos últimos 500 anos.
    Se for na mesma proporção, os irmãos marinho (e milhares de empresários por aí) ficarão presos por séculos, pois são bilhões de sonegação de IR (dinheiro público) comprovados.
    O PT ainda está MUITO longe dos demais partidos do Brasil. Não é justo que tentem desmoralizar o PT por UM erro que não é tão decisivos em NADA. Nem sequer comprovaram o uso de dinheiro público nas acusações.

  8. Coitadinho! Decepcionado com o PT… O que ela pensava que os governantes petistas iam dar uma canetada? Resolver todos os problemas do Brasil num passe de mágica? Deve achar lindo o PSOL de braços dados com o PSDB, tentando derrubar o PT. Bando de hipócritas…

  9. Olivia Moya disse:

    Olha, td o que sei eh que ai do Brasil se o povo brasileiro se o Lula nao tivesse sido eleito e arrancado o pais das maos dos ‘Fenandohenriquediabososdemelo’ e seus ovos indeses!

  10. Felipo Luz disse:

    Engraçado o mensalão nunca ter existido e o Banco do Brasil analisar o ajuizamento de ação para recuperar seus ativos perdidos no esquema citado. Engraçado os esquerdistas de plantão terem altos conhecimentos jurídicos contrários ao decidido na AP 470, sendo que, no âmbito de qualquer universidade pública, pelo menos, NENHUM é capaz de se formar no tempo adequado por extrema inapetência. Engraçado todos levantarem a bandeira do propugnado em “Das Kapital” sem nunca ter escrito uma linha sequer para responder às INÚMERAS críticas de Von Mises, Voegelin, entre outros, ao mesmo “livro”. Engraçado é achar que a política do “fim justifica os meios” nunca acarretará qualquer prejuízo aos seus defensores, devendo ser, por pressuposto, enaltecida em razão dos arremedos de benefícios ao povo, enquanto que, na verdade, objetiva a alocação de incompetentes nas tetas da máquina pública cada vez mais inchada por sindicatos, ong´s, etc. Afinal, só resta isso: rir da deprimente piada que é esse partido…

  11. jacira santiago disse:

    A Globo coloca o PSDB debaixo das asas e o protege felinamente porque não fala nada deles.Houve agora o avião com cocaína e ela não fala nada .Sabe por que???Porque o PSDB defende os milionários e o PT os pobres.Por isso foi necessário o pt comprar os votos dos parlamentares corruptos para conseguir melhorar a vida do povão e tirar milhares de pessoas da miséria.Mas Abrão Lincoln também fez isto nos EUA p/passar a Abolição da Escravatura.A diferença é q no Brasil tem a Globo para enriquecer mais os milionários .

  12. Carlos Henrique Machado disse:

    Latuff pode ser antipetista, é natural não ser do PT, mais que isso, ser contra o PT. É da natureza da briga política. O que pra mim não soa bem, é Latuff desqualificar histórias de lutas como a de Dirceu e Genoino e com o seu silêncio apoiar as atitudes sádicas do Barbosismo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s